Existem vários tipos de massagem, mas para mim a massagem trata-se sobretudo do “toque”, o toque é a sensação fundamental e por esse motivo nenhuma massagem é igual e depende muito de cada especialista que a efectua, mas também de quem a recebe.
Cada pessoa tem um toque diferente, um calor ou energia diferente e sobretudo técnicas diferentes, mas também o paciente tem uma forma diferente de receber a massagem, pois pode ser massagem para dor, massagem para relaxar, massagem desportiva ou simplesmente uma massagem energética ou mesmo massagem para casal, são inúmeras as técnicas e formas de se dar ou obter uma massagem.
Usando-se movimentos leves, a massagem relaxante é uma excelente alternativa para o tratamento de dores musculares. Geralmente causadas por stress, problemas de postura ou movimentos repetitivos, esses hábitos são prejudiciais, resultando em diferentes doenças. Dessa maneira, ela é uma ferramenta que promove o bem-estar, aliviando o desconforto das regiões mais afetadas.
A massagem é uma troca de energias em que através de técnicas de deslizamento, fricção e amassamento, se trabalha o sistema circulatório, linfático, nervoso e energético causando a descontração do corpo e da mente, combatendo a fadiga física e mental.
É também por meio da massagem relaxante que aumentamos a temperatura do corpo e seu fluxo sanguíneo. Assim, reduzimos não apenas a tensão produzida pelos nervos, mas também as toxinas acumuladas nos músculos. Altamente benéfica, seus resultados ficam ainda melhores quando combinados a óleos e aromas terapêuticos, que potencializam suas sensações.
Os seus benefícios podem ser observados ainda durante a massagem, mas quando a pessoa cria o hábito de receber uma massagem pelo menos 1 vez por semana, é possível evidenciar todos os benefícios que este tipo de tratamento traz para a saúde.
- Principais benefícios da massagem
- Os benefícios da massagem, além do relaxamento do corpo e da sensação de bem-estar, incluem:
- Controle do stress
- Diminuição da ansiedade
- Alívio da tensão e dores musculares
- Melhoria da circulação sanguínea, elasticidade da pele e sistema imunitário
- Diminuição da pressão arterial no caso de pacientes hipertensos
- Alívio das dores de cabeça
- Diminuição do cansaço
- Estimulação e equilíbrio do sistema intestinal
- Eliminação de toxinas e resíduos metabólicos
- Diminuição das insónias
Existem vários tipos de massagem que se concentram em diferentes partes do corpo, com distintas abordagens de cura. Confira: