Protusão Discal

A protusão discal, também conhecida como abaulamento discal, consiste numa deslocação do disco gelatinoso que fica entre as vértebras, na direção da medula espinhal, causando pressão sobre os nervos e levando ao surgimento de sintomas como dor, desconforto e dificuldade para se movimentar. Este disco intervertebral, tem a função de amortecer o impacto entre as vértebras e facilitar o deslizamento entre elas, permitindo executar movimentos com facilidade.

No meu consultório faço vários tratamentos através de minhas técnicas manuais de osteopatia e quiroprática para este tipo de patologia e normalmente após um tratamento o paciente sente logo um alívio quase que imediato e após mais 3 ou 4 tratamentos já sente plenamente em forma não necessitando de medicação ou de cirurgia

Geralmente o tratamento consiste na realização de tratamento de osteopatia, exercícios, fisioterapia ou em caso agudo de inflamação e dor aguda pode ser necessário o médico prescrever remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, sendo que, em casos mais graves, pode ser necessário a realização de uma cirurgia, mas na maioria dos casos basta uma ou duas sessões de osteopatia para que o problema comece a melhorar.

Com os tratamentos de osteopatia consegue-se restabelecer o normal equilíbrio do corpo e criar mais espaço inter-vertebral e dessa forma o disco alivia deixando de comprimir o nervo ciático ou outro nervo irradiante baixando o grau de dor e de inflamação.

Este problema, quando não é tratado corretamente, pode dar origem a uma hérnia de disco mais grave, em que a cartilagem interna pode ser projetada para fora do disco.

 

Principais sintomas

Os sintomas mais comuns causados pela protusão do disco vertebral são:

  • Dor na região afetada;
  • Diminuição da sensibilidade nos membros perto da região;
  • Sensação de formigamento nos braços ou pernas;
  • Perda de força nos músculos da região afetada.

Estes sintomas podem ir se agravando aos poucos e, por isso, algumas pessoas podem demorar para procurar um especialista, mas é recomendável que procurem um especialista, um médico ou um osteopata para fazerem um tratamento adequado logo nos primeiros sintomas, com o deixar passar do tempo os sintomas podem agravar e  e provocar alteração na sensibilidade ou força em algum dos membros, seja braços ou pernas e nesses casos estamos perante um grau mais grave e deve ser obrigatoriamente avaliado e possivelmente recorrer á ajuda de exames de diagnostico, já que pode indicar um problema nos nervos da região.

Possíveis causas

Geralmente, a protusão discal acontece devido ao desgaste da região externa do disco, que vai acontecendo à medida que a pessoa envelhece, mas também pode ocorrer em pessoas mais jovens, com alguns movimentos, como a levantar objetos pesados, por exemplo, ou por traumatismos e acidentes.

Além disso, pessoas com excesso de peso, músculos enfraquecidos ou sedentárias têm também maior risco de sofrer deste problema.

Como é feito o diagnóstico

Geralmente o osteopata ou o médico realiza um exame físico para identificar onde está localizada a dor tal como alguns testes de mobilidade ou de alinhamento para verificar se o corpo está em perfeito equilíbrio, podendo recorrer também a outros meios de diagnóstico, como raio X, Tac, tomografia computadorizada ou ressonância magnética, por exemplo.

Como é feito o tratamento

O tratamento depende da gravidade da protusão discal, da região onde ela ocorre e do desconforto que provoca, podendo ser feito apenas com tratamento de osteopatia ou mesmo juntando fisioterapia ou ingestão de suplementos alimentares ou medicamentos analgésicos se considerar que é necessário e neste ultimo caso apenas com recomendação médica.

Caso o tratamento realizado não seja suficiente para aliviar o desconforto, o médico pode recomendar medicamentos mais fortes como relaxantes musculares para aliviar a tensão muscular e opioides, gabapentina ou duloxetina, para aliviar a dor, isto apenas em casos mais graves e sob orientação médica.

O osteopata ou o médico pode ainda recomendar a cirurgia, caso os sintomas não melhorem ou caso o abaulamento discal esteja a comprometer a função muscular. Na maior parte dos casos, a cirurgia consiste na remoção da porção danificada do disco e, em casos mais severos, o disco pode ser substituído por uma prótese ou o médico pode optar pela fusão das duas vértebras entre as quais se situa o abaulamento discal.

Em todo o caso, deve sempre pedir uma opinião a um especialista recorrendo a uma consulta de avaliação e tratamento.

Se sofre com este tipo de patologia pode agendar uma consulta ou tratamento através dos nossos contactos de telf: 243591485 ou 967303897 ou pelo nosso email : geral@drjoaosilva.com

Leave a reply