Dores nas costas

As dores de costas, especialmente as dores lombares, são uma das causas mais comuns das dores corporais.

Vou tentar com este tópico analisar os seus sintomas e causas, bem como saber como aliviar as dores de costas.

Como as dores de costas nos podem afetar

Se sofrer de dores de costas, poderá ser mais difícil realizar determinadas atividades como subir escadas e levantar objetos pesados (ou objetos que costumava levantar facilmente). Isto pode perturbar a sua rotina diária, afetar a sua qualidade de vida e até mesmo afetar o seu sistema nervoso.

SABIA QUE?

Os principais pontos de dor de corpo identificados são as costas (41%) e a zona lombar (32%)?

Causas das dores de costas

As dores de costas podem ter várias causas; podem ser devido a esforços, problemas a nível das articulações, distensões musculares, traumatismos devido a acidentes, tensão nervosa, stress, más posturas. Problemas intestinais, entre muitos outros. O local onde se sentem as dores de costas pode ser indicativo da sua causa.

As dores lombares são normalmente provocadas por:

• Espasmos musculares
  • levantar ou transportar objetos pesados
  • Estar sentado ou conduzir numa má postura durante muito tempo
  • Degeneração óssea
  • Problemas intestinais
  • Stress e ansiedade
  • Espondilite anquilosante
  • etc

A dor na zona superior das costas é normalmente provocada por:

• Irritação muscular provocada por musculatura enfraquecida
  • Acidentes e sobrecarga ou lesões desportivas
  • Degeneração óssea
  • Desidratação dos discos
  • etc

Se o seu trabalho envolve as seguintes tarefas e estas não são realizadas de forma adequada, tal facto poderá ter como consequência dores de costas:

• Levantar, transportar, empurrar ou puxar incorretamente
  • Estar sentado ou conduzir durantes longos períodos de tempo sem fazer pausas
  • Estar de pé ou dobrado durante longos períodos de tempo

Sintomas das dores de costas

Normalmete as dores de costas podem ser sentidas de muitas formas, variando entre dor moderada e dor forte ao ponto de poder afetar a sua mobilidade.

Muitas das dores de costas podem ser sentidas como dores musculares, dor aguda ou cronica limitante e pode reduzir a flexibilidade ou a amplitude dos movimentos.

Pode sentir dores de costas como uma sensação de formigueiro ou de ardor, uma moinha dolorosa ou dor aguda ou a tal expressão de “dores nas cruzes” como se dizia antigamente.

Tratamento

Se está com dores deve procurar ajuda de um osteopata logo no inicio dos sintomas.

Se fizer um tratamento adequado de osteopatia logo nos primeiros sintomas de dor é mais fácil corrigir o seu problemas com apenas um tratamento, mas caso deixe passar muitos dias com as dores e mesmo após um esforço não procurar ajuda, nesse caso pode demorar mais tempo a ficar sem dores.

Se tem uma dor nas costas nunca deixe passar muitos dias para procurar um tratamento, lembre-se que após 3 meses uma dor pode virar crónica e apos tornar-se numa dor crónica é muito difícil eliminar por completo.

Se tiver problemas em suportar a dor ou se esta estiver a demorar demasiado tempo a passar e não fez nada para a tratar então terá mesmo de solicitar uma consulta com seu médico ou com um osteopata por forma a resolver o seu problema ou reencaminhar para a especialidade adequada. O seu osteopata ou o seu médico examinar-lhe-á as costas e irá colocar-lhe questões sobre quando começou a sentir a dor de costas, a localização da dor, se se sente melhor ou pior em determinadas ocasiões e se já sentiu a dor anteriormente. O seu médico ou o seu osteopata poderá pedir-lhe que faça exames adicionais que ajudem a determinar a causa da sua dor.

Poderá também dar-lhe alguns conselhos sobre como aliviar a dor, recomendando-lhe analgésicos, a utilização de calor ou gelo e exercício ligeiro como caminhar ou pode mesmo ser necessário algum tipo de suplemento ou medicação, mas para evitar quadro de dor aguda e desconfortável ou toma de medicação é importante que procure ajuda e tratamento no início de qualquer sintoma de dor.

Para mais esclarecimento ou consultas pode sempre entrar em contacto connosco pelos telefones 243591485 ou telemóvel 967303897 e teremos muito gosto em ajudar.

Ass: João Silva

Osteopata