A dor no pescoço pode ser causada por uma lesão, um problema muscular, um nervo preso ou uma artrite do pescoço.

Esta dor é também conhecida como dor cervical e pode variar de muito leve, a grave ou até a severa. Por vezes, pode passar para o braço, mão, cabeça, ombro ou omoplata. É categorizada como dor crónica se durar mais de três meses.

Causas
A maioria das dores cervicais estão relacionadas com distúrbios na coluna, como contraturas musculares, artroses e artrite, distúrbios do disco intervertebral como as hérnias discais e ainda por lesões causadas por traumatismo, como o golpe de chicote provocado por acidentes de viação.

• Contraturas musculares: O uso excessivo de músculos, a preocupação, stress, adormecer numa posição desconfortável ou mesmo o uso prolongado de um teclado de computador são alguns dos motivos que podem provocar tensão nos músculos do pescoço. Esta tensão provoca a redução de mobilidade, desconforto e dor.
  • Artroses: A idade é amplamente aceite como causa, pois as articulações do pescoço também tendem a deteriorar-se como outras articulações.
  • Distúrbios do disco intervertebral: Os discos de amortecimento entre as vértebras ficam desidratados, estreitando os espaços de saída dos nervos na coluna vertebral. A degeneração dos discos pode ainda levar a que estes se fragmentem e acabem por sair do espaço intradiscal, provocando a compressão do nervo e, portanto, dor.
  • Lesões traumáticas: Os traumatismos da região cervical, comuns em acidentes de viação, provocam alterações no disco intravertebral e nas articulações da coluna, resultando muitas vezes em dor crónica.

Para mais informações sobre a Dor de Pescoço e os seus tratamentos, contacte-nos.

Dor no pescoço