Alguns casos clínicos

Alguns dos casos que já passaram pela nossa Clínica.
Conheça a histórias destes pacientes, e aprenda um pouco mais sobre o que a Osteopatia pode fazer por si.

Paciente: MARIA FERNANDA RIBEIRO

Comentário do paciente:

“Dr., o Sr. é um santo, pois ainda ontem estive aí e não me podia mexer e hoje estou tão bem que lhe agradeço do fundo meu coração. Estou muito melhor mas sei que tenho de voltar ainda mais com fé e acreditando em si. É muito bom, hoje sinto-me bem, sem dores, mesmo bem, beijinhos.”

Paciente: J.P.

Paciente: J.P.
Idade: 51 anos
Profissão: Agricultor
1ª Consulta: Abril de 2008

Situação Clínica Inicial:
Ainda em Março fez segunda consulta mostrando melhorias significativas, embora ainda sinta um cansaço ao fim do dia já retomou ao trabalho e já consegue estar sentada ou deitada sem dores.

Tratamento:
Correcção osteopatia, tecidos moles e desbloqueamento e drenagem da articulação.

Resultados:
Melhorou na mesma hora, saiu a andar de perfeitas condições voltou passados 8 dias mas já só fez massagem e drenagem, voltou ao trabalho.

Paciente: MANUEL A.

Distrito: Santarém
Idade: 58 anos
Profissão: Carpinteiro
Data: 14 de Abril de 2008
1ª Consulta: Março de 2008

Situação Clínica Inicial:
Queixa-se de uma sensação de mau estar na cervical e muitas dores cervicais e de cabeça. Também manifesta tonturas, crepitação na cervical, dormências nas mãos com mais incidência no braço esquerdo, e queixa-se de dormir muito mal devido as dores e insónias.

Os sintomas iniciaram-se a seis meses, já foi a vários médicos e tem tomado vários calmantes e anti-inflamatórios, mas não melhorou em nada, apenas piorou do estômago.
Apresenta Fenómenos degenerativos, traduzidos por reacções osteofitárias e aspectos de artrose interapofisaria. Estreitamento de C1-C2, C3-C4 e C6-C7 por prováveis discopatias c/osteofitose marginal posterior principalmente de C6-C7 que interagem com os buracos de conjugação.

Tratamento:
Osteopatia.

2° Consulta passados 8 dias, Março 2008-04-14

As dormências aliviaram, dorme melhor, já não apresenta dores de cabeça nem da cervical, apenas apresenta ligeira tensão muscular na região da omoplata e dos músculos rombóides e trapézio, e deixou de tomar medicamentos.

Após a segunda consulta retomou ao trabalho e provavelmente não precisara de tratamento a curto prazo, se cumprir algumas indicações posturais que lhe foram sugeridas.

Paciente: J.R.

Paciente: J.R.

Localidade: Chamusca
Idade: 13 anos
Profissão: Estudante
Data: Março 2008

Situação Clínica Inicial:
Queixa-se de dores cervicais com restrição de todos os movimentos.

Apresenta-se com lateralização para a esquerda e inclinação paa a esquerda.

Tratamento:
Correcção da cervical “manipulação por impulso e manipulação de tecidos moles”.

Resultados:
Melhorou no mesmo dia, não necessita de mais tratamentos.

Paciente: CARLA ANTUNES

Idade: 27 anos
Profissão: Professora
Consulta e tratamento por: Dr. João Silva

Situação Clínica Inicial:
Queixa-se de dores cervicais com irradiação para os braços e dormências nas mãos.
Queixa-se também de dores na região lombar e coxo-femural. A má postura e escoliose são bastante marcadas e visíveis.

Resultados:
Após o 1° tratamento sentiu uma melhoria significativa e imediata, mas fez mais três tratamentos e ao 4º tratamento já não tinha dores nem dormências e a postura, tal como a escoliose, estava a ficar bastante mais corrigida.

Actualmente faz tratamento de manutenção uma vez por mês.

Método:
Correcção postural, correcção das vértebras, que se apresentavam rodadas e lateralizadas, e também manipulação de tecidos moles.

Nome: CONCEIÇÃO DIAS

Idade: 55 anos
Profissão: Reformada/doméstica
Consulta e tratamento por: Dr. João Silva

Situação clínica:
Dor na perna direita durante o dia, que piora durante a noite.
A dor começou há 8 meses, iniciando-se na região lombar, seguindo para a perna e canela direita e tem a sensação de frio e dormência na perna.

É alérgica a muitos medicamentos devido a problemas na hipófise. Já foi a vários médicos, mas as dores nunca melhoram e não consegue dormir com tanta dor.

Resultados:
Após o 1° tratamento sentiu alívio da dor. No 3 ° tratamento já dormia bem de noite e podia fazer tudo normalmente sem dor e a sensação de frio e dormências desapareceram. Deixou de tomar medicação e começou a fazer algumas caminhadas. Actualmente vem fazer tratamento e massagem de prevenção uma vez por mês.

Método:
Manipulação da coluna vertebral a nível da L4-L5 e L5-S1, desbloqueamento do sacro e massagem.

Nome: ANTÓNIO RODRIGUES

Idade: 35 anos
Profissão: Engenheiro civil
Consulta e tratamento por: Dr. João Silva

Situação clínica:
Apresenta-se de muletas com dores agudas no joelho esquerdo. Não consegue fazer extensão nem flexão. Não consegue andar nem se pode tocar no joelho devido a tantas dores.
Diz ter feito um movimento com a perna numa brincadeira há três dias, o que o deixou assim. Já foi ao hospital, onde fez RX, e não apresenta fractura.

Resultados:
Fez apenas um tratamento: tinha a tíbia anteriorizada. Foi feita a correcção da tíbia e perónio através de manipulação por impulso e teve melhora imediata. Voltou após dois meses para fazer tratamento à coluna vertebral. Nunca mais teve problemas no joelho.

Método:
Osteopatia e massagem.

Paciente: PEREIRA S.

Paciente: PEREIRA S.
Idade: 60 anos
Profissão: Agricultora
1ª Consulta: Março de 2008

Situação Clínica Inicial:
Apresenta-se com muitas dores lombares que pioram ao fim do dia, as dores acentuam-se quando esta deitada ou sentada.

Também se queixa de dores de cabeça, dormências nas mãos.
Os sintomas iniciaram-se a 3 meses, já fez 35 sessões de fisioterapia e medicação mas sem resultado.

Tratamento:
Osteopatia e massagem.

Ainda em Março fez segunda consulta mostrando melhorias significativas, embora ainda sinta um cansaço ao fim do dia já retomou ao trabalho e já consegue estar sentada ou deitada sem dores.

Paciente: S.M.

Localidade: Lisboa
Idade: 32 anos
Profissão: Consultora informática
1ª Consulta: 5 de Março de 2008

Situação Clínica Inicial:
Queixa-se de muitas dores na coluna vertebral, desde Setembro de 2007, mas refere que desde miúda que sofre de dores na coluna vertebral.

Apresenta pé cavo muito acentuado, já foi operada aos dois pés de forma a aliviar mais as dores na coluna, mas de nada adiantou, os sintomas continuaram sem melhorias.

Em 1994 fez fractura na vértebra C7.

Apresenta nódulos na T9, os médicos dizem que as dores são resultado da perca de massa muscular e inflamação muscular.

As dores iniciam-se na cervical e irradiam para a cabeça, ombros, omoplata direita, clavícula direita, braço direito, dormências nas mãos e sensação de peso nos ombros e na cervical.

Já fez 36 sessões de fisioterapia e não obteve nenhuma melhoria.

Apresenta a báscula da bacia para a direita, verifica-se também infra-desnivelamento acetabular desse lado, aspecto este que pode estar relacionado com eventual dissimetria dos membros inferiores.

Ligeira rotação somática lombar com uma certa atitude escoliótica.

Tratamento:
Correcção osteopatica da coluna vertebral, bacia e tecidos moles

Resultados:
Segunda sessão: Todos os sintomas desapareceram, apenas ficou um pouco dorida muscularmente nos ombros no 2° dias após a consulta e actualmente sente apenas uma pressão na regiao da omoplata esquerda.

De noite já consegue dormir perfeitamente.

Devera seguir algumas recomendações posturais, devido a postura no local de trabalho e também na forma de dormir, e devera fazer mais alguns tratamentos de manutenção pelo menos 1 vez por mês.

Paciente: ASSENTIS V.

Idade: 42 anos
Profissão: Director Fabril
Data: 14 de Abril de 2008

Situação Clínica Inicial:
Acorda varias vezes com torcicolos e tem a sensação que nunca dorme, acorda cansado como se não tivesse dormido.

Na semana passada esteve a jogar futebol com amigos (coisa que normalmente não faz).

No mesmo dia ao dar banho a uma criança numa banheira a criança pegou-lhe no pescoço para sair da banheira, a partir desse momento começou a sentir algumas dores e desconforto na cervical.

No fim de semana andou a cortar relva e a fazer alguns trabalhos de jardinagem e piorou ainda mais os sintomas, começando a sentir mais dores na cervical, na região do occipital esquerdo com irradiação até a região lombar, notou ultimamente dormências nos braços, e uma dor que vai do cotovelo esquerdo até a região peitoral esquerda.

Já tem tomado alguns comprimidos “Benuron” para eliminar as dores durante a noite, mas sem resultado.

Apresenta rigidez na regiao da cervical, ombros e lombar e também restrição na lateralização e rotação da cervical para a esquerda.

Tratamento:
Correcção osteopatica em toda a coluna vertebral, manipulação de tecidos moles e massagem.

Devera evitar alguns esforços, e voltar dentro de 8 dias.

Paciente: LUÍS MIGUEL

Idade: 41
Profissão: Vendedor
Consulta e tratamento por: Dr. João Silva

Situação Clínica Inicial:
Apresenta-se com dores na região lombar. A dor centra-se à esquerda na região ilíaco-lombar e já são dores muito antigas.
Apresenta-se com dores na flexão, e o corpo apresenta-se flectido e rodado à direita.
Já foi a vários médicos (sem resultados), que sugeriram várias medicações e também a cirurgia. No entanto, a medicação não tem surtido efeito e a cirurgia é algo que tem medo de fazer.

Os exames de RC e TAC mostram Discartrose em L4 – L5, com protusão discal, discartrose também em L5-S1 c/ protusão à esquerda e provável efeito compressivo sobre a raiz nervosa.

Resultados:
Conseguiu voltar ao trabalho após 3 tratamentos. As dores aliviaram ao 2º tratamento tal como a postura, que restabeleceu, voltando a estar completamente direito e ao 5º tratamento já se sentia sem dores. Evitou a cirurgia e faz actualmente tratamentos de manutenção uma vez de 3 em 3 meses.

Método:
Osteopatia, manipulação por impulso em algumas articulações, correcção e descompressão da coluna vertebral permitindo assim a descompressão dos nervos e dos discos, massagem para a parte muscular.

Nome: PATRÍCIA MENDES

Idade: 25 anos
Profissão: Advogada
Consulta e tratamento por: Dr. João Silva

Situação Clínica:
Tem dores cervicais, sensação de peso nos ombros, dores de cabeça, dormências nas mãos e também nos pés. Dor irradiante pelo braço esquerdo e dor no esterno.
Já foi a vários médicos, mas nenhum lhe conseguiu aliviar os sintomas. O último fisioterapeuta que consultou, ao tocar-lhe, provocou-lhe um desmaio e foi obrigada a seguir directo para as urgências do hospital mais próximo.

Resultados:
No primeiro tratamento foi feita uma anamnese bastante cuidada. Foi feita a correcção da coluna cervical através de manipulação osteopática corrigindo todas as vértebras cervicais, manipulação de tecidos moles, massagem e sacro-craniana para aliviar tensões musculares e nervosas da região cervical e toraccica. Foi feita também correcção torácica para aliviar a pressão nas costelas, esterno e pulmões.
Quando saiu da clínica sentia-se leve, a respirar perfeitamente e não tinha dores nenhumas.
Fez apenas dois tratamentos e virá fazer tratamentos sempre que sentir algum peso no corpo ou tensão nervosa.

Método:
Osteopatia, tecidos moles, sacro-craniana e massagem.